Central de Atendimento recadastra eleitores Divulgação - publicada em 5. 11. 2013 - atualizada 15h9 Começa a funcionar na quarta-feira (13), a Central de Atendimento montada pela Prefeitura de Ipeúna para facilitar o acesso dos eleitores do município ao recadastramento biométrico, da Justiça Eleitoral
Opções
a- / 
a+
Serviço

Comentar

Indicar

Imprimir

Achei um erro

O recadastramento teve início em abril passado e até então era realizado somente na 245ª Zona Eleitoral em Rio Claro. A Central de Atendimento no município funcionará na Rua 3 nº 295, das 8h30 às 16h30, junto à Secretaria da Educação e Cultura de Ipeúna. A Central atenderá os eleitores em Ipeúna até 13 de dezembro.

Para o recadastramento biométrico, o eleitor deverá, obrigatoriamente, agendar o atendimento pela internet, no site www.tre-sp.jus.br/, no ícone Eleitor/agendamento título eleitoral. De acordo com levantamento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), até o último dia 30, apenas 19,04%, ou seja, 1.024 do total de 5.377 eleitores de Ipeúna compareceram ao Cartório Eleitoral em Rio Claro. Ainda faltam 4.353 eleitores.

De acordo com João Carlos Duckur, chefe de Cartório, da 245ª Zona Eleitoral, se por algum motivo o eleitor comparecer à Central sem ter feito o agendamento eletrônico, o funcionário da Justiça Eleitoral tentará fazer o agendamento manual para o mesmo dia ou para outro, desde que haja vaga para esse agendamento. “É bom lembrar que a maior quantidade de vagas para agendamento estará disponível pela internet”, esclarece Duckur.

Ele explica ainda, que a revisão biométrica é para todos. “Eleitores analfabetos, maiores de 16 e menores de 18 anos e eleitores com mais de 70 anos de idade também estão obrigados a fazer a revisão biométrica”. Com relação aos eleitores que tenham dificuldades de locomoção – em razão da idade ou problemas de saúde -, é possível que um representante compareça à Central trazendo um atestado médico que informe a situação de saúde desse eleitor: o atestado junto com um requerimento serão encaminhados ao juiz, que poderá deferir o fornecimento de uma quitação eleitoral, protegendo contra o cancelamento do título de eleitor.

Biometria 
É a tecnologia que permite identificar uma pessoa por meio de características biológicas exclusivas, ou seja, impressão digital, voz, formato do rosto e da mão, entre outras. A Justiça Eleitoral adotou essa técnica para reconhecer os eleitores na hora da votação, identificando-os por meio das impressões digitais. Além das “digitais”, o novo sistema distinguirá o eleitor pela foto, que será impressa na folha de votação manuseada pelo mesário, a qual poderá recorrer para confirmação da identidade.

Tem mais informações sobre esta asunto? Partilhe sua experiência. Seja um Repórter!
Comentar
Indicar
Imprimir
Achei um erro
Indicar


Comentar no Guia
Para comentar essa matéria é preciso ser um leitor cadastrado.
PUBLICIDADE - Anuncie aqui.